segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Conversando com a direção da Escola Luziano Dias

No dia 06 de setembro o grupo PIBID/História se reuniu com a direção da Escola Luziano Dias, a fim de dar inicio aos trabalhos do PIBID/História na escola. Nesta conversa participaram a Diretora da escola Prof.ª Carmem, o Coordenador da escola Prof. Manoel, o Coordenador do PIBID/História Prof. Murilo, a Prof.ª Supervisora do PIBID Prof.ª Danielle e alunos bolsistas: Eduardo Assis, Eduardo Moraes, Dayane, Geraldo, Marcos Roberto e Silvon. Tivemos também a participação do Bolsista voluntário Domingos.





A professora supervisora, Danielle, contou um pouco da sua história pessoal em relação com a escola. Ela fez estágio na escola e continua como professora. Gosta da escola. Em sua visão a escola Luziano Dias tem características de escola suburbana, justamente pela distância do centro de Jataí. Os próprios moradores apresentam uma visão de distanciamento pela localização em que encontra a escola. Danielle descreveu também alguns recursos que a escola possui e o que tem sido feito com o objetivo de complementação ensino/aprendizagem.

A Escola oferece vagas para o ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano e para o ensino fundamental I. Foi levantada a questão de se há a possibilidade da intervenção na biblioteca com o objetivo de arrecadar livros e incentivar a leitura. Pode-se pensar a organização de oficinas para a produção de imagens, desenhos, etc.



O Prof. Murilo salientou a necessidade de se ir além do realizado, além da perspectiva primeira, por exemplo: na produção de desenhos se podem explorar o conteúdo destes desenhos, o que estes revelam sobre o aluno, como individuo e como grupo, que representação se faz da escola, do bairro, da cidade, nestes desenhos? Como interligar teoria com conteúdo (prática)? De onde vem às imagens? Não há necessidade de tornar todas as ações em eventos, porém é preciso usar de criatividade, salientou o professor Murilo. 


A Diretora da escola, Prof.ª Carmem, juntamente com o Coordenador, Prof. Manoel, revelaram que a escola tem um projeto de resgate do córrego Santa Rosa, de reflorestamento das margens deste mesmo córrego e o resgate da história do bairro. A Prof.ª Carmem vê a necessidade de extensão da intervenção para o ensino fundamental I, é preciso auxiliar os professores do ensino fundamental I. Como se pode acessá-los, quais as principais dúvidas destes professores, como produzir materiais que sejam aplicáveis nas salas, auxiliar na escolha dos materiais, priorizar a história regional, foram pontos que abordados pela Diretora e poderá contar com a participação do grupo PIBID/História. 













domingo, 28 de outubro de 2012

Xadrez Historico

No dia 13 de setembro de 2012, o grupo PIBID/História, esteve reunido com alunos da 6ª e 7ª série da Escola Municipal Professor Luziano Días de Freitas. O objetivo foi fabricar peças de xadrez personalizadas.

Como bem se sabe o jogo de xadrez é um jogo Medieval. A imaginação medieval soube encontrar no xadrez não só o fascínio pela engenhosidade das manobras e problemas (muitos deles autênticos desafios para o  enxadrista de hoje), mas também uma base para alegoricamente descrever e criticar a sociedade da época.
A idéia de tratar do xadrez medieval surgiu com a professora de História, Danielle, que ministrava aulas de História da Educação Medieval e teve a colaboração dos bolsistas pibidianos: Eduardo Assis, Eduardo Moraes, Dayane, Geraldo, Marcos e Silvon.

Acreditamos que a confecção destas peças personalizadas de xadrez, tornou possível, aos alunos da escola, uma melhor compreensão da sociedade medieval, como também foi possível uma compreensão das ideias fundamentais dos problemas de xadrez.








Contudo, não foi nosso objetivo fazer xadrez feérico ou alternativo, mas prestar uma contribuição — pequena e modesta — à ampliação do entendimento do mundo medieval. Possibilitou-se assim, aos alunos, perceberem que os problemas enxadrísticos medievais, por suas circunstâncias, são idênticos aos atuais. E, também por essa mesma razão, procuramos mostrar como algumas idéias do xadrez de hoje já estavam presentes na Idade Média.

Para a fabricação das peças de xadrez medieval foi utilizada massa de biscuit. Como não existe uma única massa para biscuit, cada artesão costuma adaptar a fórmula básica às suas necessidades e ao tipo de trabalho que pretende fazer, levando em conta o tamanho e o estilo da peça. Mas, a questão é: cada um poderá descobrir sua própria receita de biscuit, de modo que poderá fabricar peças a um custo bem pequeno. Segue abaixo links que poderão sanar algumas dúvidas frequentes sobre o preparo e o uso da massa de biscuit.