domingo, 6 de janeiro de 2013

PIBID HISTÓRIA: ESPAÇO DE DISCUSSÃO SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA


Eduardo Assis Carvalho; UFG/Campus Jataí.
Geraldo Renato Cabral Cruzeiro Filho; UFG/Campus Jataí.
Silvon Alves Guimarães; UFG/Campus Jataí.




Apresentação

O presente trabalho visa trazer ao público a experiência dos bolsistas PIBID, Subprojeto de História, na Escola Municipal Professor Luziano Días de Freitas, na cidade de Jataí em Goiás. As atividades relatadas são referentes ao fórum de debates com o tema: “A convivência Respeitosa na Diversidade”. Este Fórum faz parte de um projeto maior que se denomina “Fórum da Diversidade e Igualdade”, que tem como objetivo ajudar os alunos a reconhecer a diversidade presente em sala e a importância da convivência pacífica frente às diferenças, visando à construção de uma postura que demostre respeito ao outro; procurar desenvolver um senso crítico nos alunos, com objetivo de que estes se reconheçam como sujeitos históricos e mostrar os perigos de se criar estereótipos que levem a uma história única, onde o diferente é inferiorizado por ser diferente.




Justificativa
A realização das atividades do fórum está em consonância com as demandas da escola, que tem percebido situações de intolerância e desrespeito, e por isso intenta promover discussões que possam contribuir para o desenvolvimento de uma convivência respeitosa frente às diferenças.


Objetivo Geral
Ao problematizar a intolerância e o desrespeito, considerando as experiências dos alunos na escola, espera-se despertar nos alunos a ideia de que os mesmos são sujeitos históricos, e que, portanto, ao se relacionarem estão cotidianamente escrevendo suas histórias.


Metodologia
Nesse primeiro momento do projeto, na expectativa de suscitar o debate, foi exibido para os alunos da escola o filme Escritores da Liberdade. A película aborda os esforços de uma professora que leciona em uma turma marcada pela diversidade e pelo estranhamento entre os colegas, além de representar o descaso do Estado com aqueles, que por motivos diversos, apresentam dificuldades na escola.


Posteriormente promovemos uma discussão com o intuito de relacionar/aproximar os dramas vividos pelos alunos do filme com as dificuldades enfrentadas pelos alunos da escola onde se desenvolve as ações do PIBID. Buscou-se, por meio dessa discussão, problematizar a realidade na qual estão inseridos os alunos da escola, realidade esta também marcada pela diversidade e desigualdade.


Para avaliar a atividade foi entregue aos alunos questionário com duas questões que intentam perceber as percepções e compreensões dos alunos com a referida atividades. Assim, esse questionário nos possibilita algumas reflexões e ajuda-nos a preparar as próximas ações do projeto.


Avaliação: Questão 1
O filme “Escritores da Liberdade” expõe que dentro das escolas pode ocorrer a desigualdade e a injustiça. Por trás de toda esta problemática o filme aponta vários problemas. Dentre os problemas citados abaixo assinale com X o que você considera ser o pior.

 (  ) Desigualdades sociais.
(  ) Racismo.
(  ) Desemprego.
(  ) Desestrutura familiar.
(  ) Intolerância ao que é diferente.
(  ) Políticas públicas ineficientes.
(  ) Exclusão social.
(  ) Violência escolar.

Resultados da Avaliação: Questão 1

Participantes: 80 alunos
-Desigualdades sociais – 33%.
-Racismo – 55%.
-Desemprego – 12%.
-Desestrutura familiar – 18%.
-Intolerância ao que é diferente – 12%.
-Políticas públicas ineficientes – 6%.
-Exclusão social – 17%.
-Violência escolar – 58%.


Avaliação: Questão 2

"Não importa de que raça somos, ou de que etnia, ou orientação sexual, ou o que possamos ter, somos todos humanos.Infelizmente, “nem todos os seres humanos se vêem dessa maneira" - Erin Gruwell , The Freedom Writers Diary

Com as palavras acima a professora Gruwell, quis dizer que algumas pessoas não estão dispostas a conviverem com aqueles que são diferentes. Você concorda que existam pessoas assim? Comente.

Resultados da Avaliação: Questão 2

Participantes: 80 alunos

Causas Da Intolerância:
-Preconceitos – 78 alunos.
-Desconhecimento – 12 alunos.
-Violência – 12 alunos.

-Perda de Valores – 7 alunos.