quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mural de Imagens da História

No dia 20/09/2012 ficou pronto o mural de imagens de história na escola Luziano Días. O objetivo deste mural foi ajudar os alunos que tiveram participação ativa na produção destes a refletirem sobre os caminhos da história. A História é dinâmica e envolvente, o grupo PIBID/História tem como meta ajudar os alunos a se reconhecerem como sujeitos históricos, aguçando o senso critico, reconhecendo que a História é escrita por cada individuo em sua ação individual e conjunta.
Mural: é o espaço onde você deixa recados e mensagens para que todas as pessoas possam ler.
Muralismo: é a arte da pintura mural, que engloba o conjunto de obras pictóricas realizadas sobre parede. “A arte para o povo”.
O costume de se expressar graficamente é uma manifestação que tem sua origem na necessidade de comunicação social. As representações gráficas trazem mensagens com significados que só serão plenamente compreendidos dentro do contexto social dos grupos que as produziram.


A prática de decorar paredes com imagens remonta à Pré-História. Esse costume irá acompanhar a jornada de evolução das expressões culturais humanas, se mostrando presente em diversas civilizações.


O auge do Muralismo ocorreu no Renascimento (século XVI). Grandes artistas da época realizaram muitos murais, utilizando a técnica do afresco, na qual a tinta é aplicada sobre o reboco úmido das paredes.

Após o Renascimento, com o interesse progressivo por tapeçarias e vitrais para uso na decoração de interiores, a pintura mural entrou em decadência no Ocidente. No século XX, a pintura mural ressurgiu, com todo vigor, em três fases principais, uma destas foi o gênero expressionista e abstrato que surgiu a partir de grupos cubistas e fauvistas, em Paris, e se manifestou nos trabalhos de Picasso, Matisse, Léger, Miró e Chagal.

O Muralismo tem por características o uso de traços fortes, marcantes e personalizados. Quase sempre são feitos por artistas desconhecidos nos meios cultos. Os trabalhos são manifestações repletas de mensagens e significados sociais, estando à disposição dos olhares de quem passa pelas ruas.

Nas artes plásticas, a palavra grafite, ou graffito (em italiano), significa marca ou inscrição feita em um muro, e é o nome dado às inscrições feitas em paredes o império Romano.
“A obra de arte traz em si sua significação absoluta, impondo-se ao espectador antes que ele possa identificar o tema”. (Pierre Matisse)




















“Não há imagem na natureza. A imagem é própria do homem, pois só é imagem a partir de sua consciência”. (Pierre Reverdy)



Nenhum comentário:

Postar um comentário