Eduardo
Assis Carvalho; UFG/Campus Jataí.
Geraldo
Renato Cabral Cruzeiro Filho; UFG/Campus Jataí.
Silvon
Alves Guimarães; UFG/Campus Jataí.
Apresentação
O presente trabalho visa trazer ao público a
experiência dos bolsistas PIBID, Subprojeto de História, na Escola Municipal
Professor Luziano Días de Freitas, na cidade de Jataí em Goiás. As atividades
relatadas são referentes ao fórum de debates com o tema: “A convivência
Respeitosa na Diversidade”. Este Fórum faz parte de um projeto maior que se
denomina “Fórum da Diversidade e Igualdade”, que tem como objetivo ajudar os
alunos a reconhecer a diversidade presente em sala e a importância da convivência pacífica
frente às diferenças ,
visando à construção de uma postura
que demostre respeito ao outro; procurar
desenvolver um senso crítico nos alunos, com objetivo de que estes se
reconheçam como sujeitos históricos e mostrar os perigos de se criar
estereótipos que levem a uma história única, onde o diferente é inferiorizado
por ser diferente.
Justificativa
Objetivo Geral
Metodologia
Nesse primeiro momento do projeto, na
expectativa de suscitar o debate, foi exibido para os alunos da escola o filme Escritores da Liberdade. A película aborda
os esforços de uma professora que leciona em uma turma marcada pela diversidade
e pelo estranhamento entre os colegas, além de representar o descaso do Estado
com aqueles, que por motivos diversos, apresentam dificuldades na escola.
Posteriormente
promovemos uma discussão com o intuito de relacionar/aproximar os dramas
vividos pelos alunos do filme com as dificuldades enfrentadas pelos alunos da
escola onde se desenvolve as ações do PIBID. Buscou-se, por meio dessa
discussão, problematizar a realidade na qual estão inseridos os alunos da
escola, realidade esta também marcada pela diversidade e desigualdade.
Para avaliar a
atividade foi entregue aos alunos questionário com duas questões que intentam
perceber as percepções e compreensões dos alunos com a referida atividades.
Assim, esse questionário nos possibilita algumas reflexões e ajuda-nos a preparar
as próximas ações do projeto.
Avaliação:
Questão 1
O filme “Escritores da Liberdade”
expõe que dentro das escolas pode ocorrer a desigualdade e a injustiça. Por
trás de toda esta problemática o filme aponta vários problemas. Dentre os
problemas citados abaixo assinale com X o que você considera ser o pior.
( ) Desigualdades sociais.
( ) Racismo.
( ) Desemprego.
( ) Desestrutura familiar.
( ) Intolerância ao que é diferente.
( ) Políticas públicas ineficientes.
( ) Exclusão social.
( ) Violência escolar.
( ) Racismo.
( ) Desemprego.
( ) Desestrutura familiar.
( ) Intolerância ao que é diferente.
( ) Políticas públicas ineficientes.
( ) Exclusão social.
( ) Violência escolar.
Resultados da Avaliação: Questão 1
Participantes: 80 alunos
-Desigualdades sociais – 33%.-Racismo – 55%.
-Desemprego – 12%.
-Desestrutura familiar – 18%.
-Intolerância ao que é diferente – 12%.
-Políticas públicas ineficientes – 6%.
-Exclusão social – 17%.
-Violência escolar – 58%.
Avaliação:
Questão 2
"Não importa de que
raça somos, ou de que etnia, ou orientação sexual, ou o que possamos ter, somos
todos humanos.Infelizmente, “nem todos os seres humanos se vêem dessa
maneira" - Erin
Gruwell , The
Freedom Writers Diary
Com as palavras acima a
professora Gruwell, quis dizer que algumas pessoas não estão dispostas a
conviverem com aqueles que são diferentes. Você concorda que existam pessoas
assim? Comente.
Resultados da Avaliação: Questão
2
Participantes: 80 alunos
Causas Da Intolerância:
-Preconceitos – 78 alunos.
-Desconhecimento – 12 alunos.
-Violência – 12 alunos.
-Perda de Valores – 7 alunos.
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